Edit Content

Social :

Edit Content

Social :

A Galeria

Nossa

História

AS ARTES sempre foram uma paixão coletiva na família Lima Sousa. Deve ser genético, mas, com certeza, é, antes de tudo, um elo afetivo que nos agrega e motiva. Conheci a Helena (de saudosa memória) quando ensaiávamos a nossa primeira experiência no teatro, no ano de 1977. Quase sem nos darmos conta, um pouco mais de um ano depois da data nos encontrarmos, estávamos casados “de papel passado”. Logo nós que jamais planejamos a instituição casamento tão cedo. Um encontro de almas que teve como altar o Grupo Independente de Teatro Amador (GRITA). O palco foi uma rica experiência da juventude que valeu como pretexto para nosso encontro, porque logo estaríamos cuidando de criar e aperfeiçoar as nossas mais caras “obras de arte”: o André, a Luana e a Natália.

Hoje, 46 anos depois, a criação da Arte Sol Galeria, é mais uma derivação da nossa irremediável conexão com a arte e com a cultura. Veio vindo aos poucos com ideias reincidentes como ondas que espumam e repousam na areia, avançam e recuam, mas se sucedem, como o sol, querendo também ser imensidão, como o mar.

Ao longo de algum tempo formamos uma considerável pinacoteca com obras interessantes, artistas apaixonantes, anônimos e renomados, clássicos e contemporâneos. Fui me enovelando naquele emaranhado sem fim de cores e traços, escolas, singularidades e variedades, de formas concretas e abstrações… e pintores, e escolas, e delícias de ver, sentir, vibrar, se encantar.

Iniciado no ano de 2021, sem sequer nos darmos conta, já somávamos um número de obras que não mais cabiam nas paredes, nem nos pés de paredes, nem em um pequeno depósito que reservamos para tanto. Era preciso dar uma finalidade ao já expressivo acervo de preciosidades das artes plásticas, assim como, ao alumbramento que se recusava a me abandonar. Foi então que tive a ideia de dar vazão à minha empolgação como ocupação regular, ofício, empreendimento: criar uma Galeria de Artes, estudar e me aperfeiçoar nos meandros da história, da curadoria e da comercialização de obras de arte, sempre com o intuito de ser um facilitador do acesso das artes plásticas ao grande público, praticando preços justos e financiando a educação artística.

Contudo, um, porém: recém-egresso do serviço público, após 46 anos como trabalhador da SEJUS, agora aposentado, jamais me imaginei como um comerciante, microempresário, nem na arte como fetiche mercadológico. Sempre pensei a criação artística como instrumento de pulsão da liberdade, de emancipação da alma e potência de afirmação coletiva da cultura de um povo.

Contando com o apoio da célula familiar, pensamos o perfil da Arte Sol Galeria, como um empreendimento de cunho associativo, familiar, socialmente solidário e, tendo como extensão, buscar a popularização das artes plásticas. Isto posto, um dos nossos eixos de atenção é buscar praticar preços acessíveis.

Outro propósito é destinar 5% das vendas para criação de um fundo para promoção de projetos socioambientais e culturais. Almejamos também desenvolver a Arte Sol Galeria como um espaço físico de convergências afetivas e educativas, com interações lúdicas com o público e promoção de cursos, palestras, estudos, pesquisas e debates sobre artes, sendo assim, outros 5% do faturamento vão para um fundo-sede que abrigará todas essas atividades e outras mais que surgirem. Queremos muito contribuir com a expansão do círculo de conhecimentos e afinidades nos campos das Artes e Cultura em nosso país.

Inicialmente estamos trabalhando com vendas on-line, com visitações agendadas e, futuramente, com a fixação de períodos de funcionamento regulares.

Somos a Arte Sol Galeria, sediada no Centro de Fortaleza, às margens do Rio Pajeú, no coração da cidade. Venha nos conhecer e conheça também muito mais sobre a história e curiosidades do mundo das artes! Estamos apenas começando!

 

Antônio Rodrigues de Sousa, o seu anfitrião.